AVALIAÇÃO TÉCNICA E ECONÔMICA DE SISTEMA DE PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS ORGÂNICA: UM ESTUDO DE CASO NA ILHA DOS MARINHEIROS

Como Citar

Reichert, L. J., & Timm, P. J. (2006). AVALIAÇÃO TÉCNICA E ECONÔMICA DE SISTEMA DE PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS ORGÂNICA: UM ESTUDO DE CASO NA ILHA DOS MARINHEIROS. Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6143

Resumo

A produção de frutas e hortaliças na Ilha dos Marinheiros no município de Rio Grande, vem sendo desenvolvida há mais de 150 anos por colonizadores portugueses, que migraram para a região trazendo consigo a tradição da produção vinícola e, até hoje, mantém algumas famílias produzindo vinho e jeropiga, porém não mais com uvas produzidas na Ilha, mas sim com aquelas obtidas em outras regiões produtoras do Estado. A história da Ilha mudou ao longo dos anos; a produção de frutas deu lugar para as hortaliças. O trabalho desenvolvido por 140 agricultores na produção de mais de 20 espécies diferentes de hortaliças, dá lugar a outras fontes de renda para buscar a sustentabilidade das famílias residentes na Ilha. A pesca é praticada por um bom número de moradores, que têm nela a principal fonte de renda. Neste trabalho, serão apresentados os resultados técnicos e econômicos obtidos em uma propriedade localizada na Ilha, onde foram monitorados durante dois anos agrícolas as técnicas de produção, o manejo da área, o sistema de cultivo de hortaliças orgânica e os resultados econômicos. Palavras-chave: hortaliça orgânica, agroecologia, análise econômica.

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.