O MANEJO AGROECOLÓGICO EM POMARES DE MAÇÃ AFETOU A AMOSTRAGEM DE CARACTERÍSTICAS MICROBIOLÓGICAS DO SOLO
PDF

Como Citar

Figueiredo, S. R., Maluche, C. R. D., Klauberg Filho, O., Baretta, D., Amarante, C. V. T. do, & Pereira, T. (2006). O MANEJO AGROECOLÓGICO EM POMARES DE MAÇÃ AFETOU A AMOSTRAGEM DE CARACTERÍSTICAS MICROBIOLÓGICAS DO SOLO. Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6131

Resumo

Com o objetivo de avaliar o número necessário de amostras dentro de variações de 5%, 10%, 15%, 20%, 25% e 30% em torno da média para os seguintes atributos de solo: C e N da biomassa microbiana, quociente metabólico, respiração basal, carbono orgânico total, relação Cmic/Corg, e relação C/N microbiana, foi realizado um estudo em pomares de macieiras, no município de Urupema, SC. Ambos os pomares, orgânico (PO) e convencional (PC), apresentavam arranjo, densidade e sistema de condução das plantas similares. Utilizou-se macieiras com 7 anos de idade da cultivar ‘Royal Gala’ sobre o porta-enxerto ‘Marubakaido’. Para tanto, foi realizado um ‘grid’ de amostragem com 24 repetições e a distância entre fileiras de plantas foi de 18 m. Em dezembro de 2002, foram coletadas amostras de solo no raio de projeção da copa na profundidade de 0-10cm, para análises microbiológicas. A atividade microbiana medida pela determinação da respiração basal das amostras de solo incubadas pelo período de 48 horas, à temperatura de 28°C em laboratório. A análise estatística para se obter o número de subamostras necessárias para níveis de variações de 5%, 10%, 15%, 20%, 25% e 30% em torno da média a um nível de probabilidade de 95%, procedeu-se através da fórmula n = t2α/L. Para as condições estudadas, concluí-se que no PO foi necessário um menor número de amostras para Biomassa-C, Cmic:Corg, Respiração basal e quociente metabólico para todos os coeficientes de variação estudados. Por outro lado, foi necessário um maior número de amostras no PO para C-orgânico e Biomassa-N. A análise geoestatística se mostrou uma ferramenta que pode ser utilizada na busca de baixas variações e para um menor esforço de amostragem. PALAVRAS CHAVES: Agroecologia, pomar orgânico, pomar convencional, variabilidade espacial.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.