BIOINDICADORES DE QUALIDADE DO SOLO EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO ORGÂNICO E CONVENCIONAL DE MAÇÃS
PDF

Como Citar

Maluche, C. R. D., Amarante, C. V. T. do, Klauberg Filho, O., Figueiredo, S. R., Baretta, D., Almeida, D., & Werner, D. (2006). BIOINDICADORES DE QUALIDADE DO SOLO EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO ORGÂNICO E CONVENCIONAL DE MAÇÃS. Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6130

Resumo

O estudo foi conduzido no município de Urupema-SC e teve como objetivo avaliar as variações sazonais dos conteúdos de carbono da biomassa microbiana (CBM), carbono orgânico total (COT) e a relação CBM/COT, como indicadores de qualidade do solo em sistemas de produção orgânico e convencional de maçãs. Em Dez/2002 (verão) e Jun/2003 (inverno), foram coletadas amostras de solo na profundidade de 0-10cm para análises microbiológicas. Os valores de CBM no pomar orgânico (PO) foram 64% e 46% superiores em relação ao pomar convencional (PC) nas coletas de verão e inverno, respectivamente. Para COT, estes valores foram 11% e 95% superiores no PO em relação ao PC nas coletas de verão e inverno, respectivamente. Não houve diferença significativa para o CBM no PO entre épocas de amostragem. O COT apresentou seus maiores valores na coleta de verão em ambos os sistemas (PO e PC). Na coleta de verão, os valores da relação CBM/COT foram maiores no PO , o inverso ocorrendo na coleta de inverno. Os resultados obtidos mostraram que os valores de CBM, COT e da relação CBM/COT podem ser utilizados como bioindicadores de qualidade do solo em sistemas de produção de maçãs. Palavras-chave: Malus domestica Borkh., biologia do solo, atividade microbiana, carbono da biomassa microbiana.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.