AGRICULTURA URBANA- EXPERIÊNCIA DA UFRRJ
PDF

Como Citar

Teixeira, E. L., Coutinho, J., Silva, A. C. da, Soares, A., Oliveira, C. S. de, Santos, C. G. dos, & Guimarães, B. R. (2006). AGRICULTURA URBANA- EXPERIÊNCIA DA UFRRJ. Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6129

Resumo

O presente trabalho trata de um estudo sobre atividades interdisciplinares realizadas em 2003, pelo convênio UNISOL REGIONAL e UFRRJ. Buscou desenvolver um canteiro de horta orgânica, condimentares e medicinais a partir de atividades de educação social, pautado em TRINDADE(1998), SANTOS(1998), SOUZA(1999) e TERRACIOLLI & NETO(2000) Com isso foram realizados levantamento sócio-econômico da comunidade, que apontou como necessidade urgente problrmas com falta d’água, mosquitos e roedores. Então a horta orgânica vem de encontro a proposta de redução do lixo, ampliando conhecimentos sobre plantas úteis no controle de mosquito entre outras qualidades. Na construção de horta orgânica foram contextualizados o problema ambiental, o extrativismo, técnicas de cultivo, preservação, colheita, beneficiamento e vendas. Foram contruídos dois canteiros e 12 jardineiras com hortaliças, condimentares e medicinais na tentativa de que possa despertar o intteresse do agricultor urbano tornar esta atividade auto-sustentável. As atividades educativas em potes, foram extendidas às escolas locais.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.