HIMENÓPTEROS PARASITÓIDES DE ANASTREPHA SPP. EM POMAR DE LARANJA DO CÉU COM MANEJO ORGÂNICO, EM MARATÁ, RS
PDF

Como Citar

Santos, J. C. A., Dal Soglio, F. K., Redaelli, L. R., Silva, F. F., & Antochevis, R. C. (2006). HIMENÓPTEROS PARASITÓIDES DE ANASTREPHA SPP. EM POMAR DE LARANJA DO CÉU COM MANEJO ORGÂNICO, EM MARATÁ, RS. Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6125

Resumo

As moscas-das frutas (Anastrepha spp.) constituem um dos principais problemas para produção de frutos citrícos no Rio Grande do Sul. O conhecimento da diversidade de espécies de himenópteros parasitóides que atacam Anastrepha spp. são de extrema importância tanto para manutenção das espécies já existentes quanto para a implementação de programas de controle biológico. Num pomar de Citrus sinensis var. Céu, foram coletados frutos caídos no solo e mantidos em laboratório em caixas contendo areia até a obtenção dos pupários de Anastrepha spp. Foram obtidas cinco espécies de himenópteros parasitóides, distribuídas em três famílias, sendo que Doryctobracon areolatus (Szépligeti) foi a mais freqüente. PALAVRAS CHAVE: Microhimenópteros, parasitóides, Anastrepha spp., Moscas-das-frutas; citricultura ecológica.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são da autoria, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.