MIGRAÇÃO DE JOANINHAS Cycloneda sanguinea L. EM ÁREAS DE CULTIVOS DE ERVA-DOCE ORGÂNICO Foeniculum vulgare Mill.
PDF

Como Citar

Wanderley, P. A., Paixão, A. P. G., Fernandes, F. S., Wanderley, M. J. A., & Palhano, M. A. (2006). MIGRAÇÃO DE JOANINHAS Cycloneda sanguinea L. EM ÁREAS DE CULTIVOS DE ERVA-DOCE ORGÂNICO Foeniculum vulgare Mill. Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6122

Resumo

O estudo da migração de joaninhas é de grande importância para o controle do pulgão da erva- doce. Objetivou-se neste trabalho estudar a movimentação de joaninhas adultas em áreas de cultivo de erva-doce na Paraíba. Utilizou-se o método de Bailey de captura, marcação e recaptura para determinar as perdas e ganhos da população, afetada principalmente por movimentos migratórios. Os resultados mostraram que em todas as áreas estudadas ocorrem movimentação de adultos entre as áreas de produção de erva-doce e áreas adjacentes, sendo essa movimentação maior em áreas maiores. Conclui-se portanto que ocorrem migrações de populações em todas as áreas estudadas e que, nestas áreas, os ganhos de insetos são maiores que as perdas.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.