APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA AGROECOLOGIA EM ASSENTAMENTOS RURAIS NO ENTORNO DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DE BODOQUENA
PDF

Como Citar

Padovan, M. P., Shiota, E., Brambilla, M., Garcez, A. J. S., Jorge, A. D. C., Fernandes, H. M., & Zamboni, A. (2006). APOIO AO DESENVOLVIMENTO DA AGROECOLOGIA EM ASSENTAMENTOS RURAIS NO ENTORNO DO PARQUE NACIONAL DA SERRA DE BODOQUENA. Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6120

Resumo

A região do entorno da Serra da Bodoquena compreende grande número de propriedades rurais, dentre as quais encontram-se comunidades de pequenos produtores rurais, destacando-se os Projetos de Assentamento da Reforma Agrária Guaicurus e Santa Lúcia, situados em Bonito. O trabalho visa, em linhas gerais, atuar junto aos pequenos agricultores da região do entorno da Serra da Bodoquena, concentrando as ações num “Projeto Piloto” em Bonito, apoiando e construindo conjuntamente um processo de mudança da concepção do modelo produtivista predominante, para um modelo sustentável, com a visão holística dos sistemas de produção e do desenvolvimento local, utilizando como o principal elemento o manejo orgânico. Na essência, esse trabalho se propõe a contribuir para o resgate de uma cultura “temporariamente perdida” e promover um processo de reeducação dos agricultores familiares assentados enfocando formas alternativas de manejo dos agroecossistemas, baseado no aproveitamento e racionalização dos recursos locais. Ações como acompanhamento sistemático, palestras, cursos, visitas a outras regiões em que se pratica a agricultura orgânica junto às famílias dos agricultores, instalação de unidades de observação, implementação de experimentações de forma participativa nas comunidades, algumas ações de fomento inicial, se propõem a mostrar que o modelo orgânico de manejo dos agroecossistemas é possível, que a agricultura familiar possui grandes afinidades com esse modelo e que se constitui num dos melhores caminhos para a sustentabilidade dos sistemas de produção, garantia de maior segurança e independência das famílias no campo, vivendo com mais dignidade. Palavras chave: Desenvolvimento local, agroecologia, resgate cultural.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.