DIAGNÓSTICO DA EROSÃO PRODUZIDA A PARTIR DO FATOR TOPOGRÁFICO, DA EQUAÇÃO UNIVERSAL DE PERDAS DE SOLO, NA MICROBACIA HIDROGRÁFICA ARROIO GRANDE, SANTA MARIA-RS
PDF

Como Citar

Lunardi, M. A., Pereira Filho, W., Martinez, M. H., Conterato, A. L., & Hoffmann, N. C. (2006). DIAGNÓSTICO DA EROSÃO PRODUZIDA A PARTIR DO FATOR TOPOGRÁFICO, DA EQUAÇÃO UNIVERSAL DE PERDAS DE SOLO, NA MICROBACIA HIDROGRÁFICA ARROIO GRANDE, SANTA MARIA-RS. Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6119

Resumo

Esta pesquisa tem por objetivo realizar o planejamento ambiental de uma bacia hidrográfica, assim como determina legislação ambiental brasileira, através da lei Nº 6.938, de 31 de Agosto de 1981, que institui o CONAMA como órgão superior, que fiscaliza e formula diretrizes para o planejamento ambiental. Tendo como meta à conservação da bacia hídrica, no que concerne as perdas de solo, acentuada pela extração da mata nativa, no entanto, baseando estudos apenas no caráter topográfico da bacia hidrográfica. Os procedimentos metodológicos utilizados para o trabalho, seguiram a seguinte dinâmica: primeiramente, realizou-se um estudo aprofundado em materiais teóricos que remetessem a perdas de solo em bacias hidrográficas, posteriormente utilizou-se da USLE, o caráter topográfico da equação, para verificar erosão obtida pelos canais fluviais, através do perfil longitudinal elaborado no meio digital com software Spring 3.6.03. Os resultados finais da elaboração deste trabalho alertaram para os movimentos de massa ou volume de solo ou rocha, que se deslocam em conjunto com a fluidez da água com a ação da precipitação, podendo ser de evolução lenta e contínua de material de encosta, mas que englobam grandes porções de matéria ou de escorregamentos com natureza mais violenta ocorrendo rapidamente. PALAVRAS-CHAVE: Bacia Hidrográfica, Perdas de solo.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.