CONTROLE BIOLÓGICO DO “MOLEQUE- DA-BANANEIRA” EM SISTEMAS AGROFLORESTAIS NA FLORESTA ATLÂNTICA LITORAL DO PARANÁ

Como Citar

Amaral, M. M. do. (2006). CONTROLE BIOLÓGICO DO “MOLEQUE- DA-BANANEIRA” EM SISTEMAS AGROFLORESTAIS NA FLORESTA ATLÂNTICA LITORAL DO PARANÁ. Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6111

Resumo

O controle biológico do “moleque-da-bananeira” em sistemas agroflorestais aparece como uma alternativa tecnológica de baixo impacto e de baixo custo para os pequenos produtores(as) de banana orgânica que vivem na Área de Proteção Ambiental de Guaraqueçaba no litoral norte do Paraná. Os benefícios percebidos através da adoção desta prática levam ao aumento da produtividade dos bananais, bem como o restabelecimento do equilíbrio biológico deste inseto no agroecossistema. Conseqüentemente ocorre um incremento na renda destas famílias, além de servir como uma estratégia de conservação para a biodiversidade da Floresta Atlântica. Palavras-chave: Controle Biológico, Sistemas Agroflorestais, Área de Proteção Ambiental, Floresta Atlântica.

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são da autoria, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.