INFLUÊNCIA DO USO DO FOGO NA POPULAÇÃO DE ARTRÓPODOS EM ÁREA SOB POUSIO

Como Citar

Lima, A. A. de, Lima, W. L. de, & Berbara, R. L. L. (2006). INFLUÊNCIA DO USO DO FOGO NA POPULAÇÃO DE ARTRÓPODOS EM ÁREA SOB POUSIO. Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6091

Resumo

Os processos biológicos dos solos são de grande importância para indicar o grau de maturidade, perturbação ou recuperação a que os sistemas estudados estão sujeitos. A mesofauna aparece como importante indicador biológico, contribuindo para qualidade do solo. O objetivo do trabalho foi avaliar a influência do fogo na dinâmica da mesofauna em área de pousio no Sistema Integrado de Produção Agroecológica (SIPA) em Seropédica. As coletas foram realizadas em outubro de 1999, sob capoeira intacta e capoeira após a ocorrência da queima da serrapilheira, na área estudada. Retirou-se amostras de serrapilheira e solo da camada de 0-5 cm, com coletor metálico quadrado 25 X 25 X 30 cm em quatro pontos aleatórios da área, transferidas para funis extratores Berlese-Tullgren, permanecendo por 15 dias. Os Artrópodos, coletados em frascos de ácido acetilsalicílico 0,4g/L e triados no laboratório de Biologia do Solo -UFRRJ. Perturbação, como um incêndio no solo de uma capoeira de regeneração,com Bignoniáceas, ocasiona um incremento na complexidade (representada pelo índice Shannon), na diversidade de espécies (Margalef) e na uniformidade (Pielou), quando submetida a um incêndio florestal de natureza superficial. Contraditoriamente, incêndio na serrapilheira ocasiona um decréscimo na complexidade, na diversidade de espécies e na uniformidade, quando submetidos a um incêndio florestal de natureza superficial Palavras-chave: organismos, recuperação, fogo, serrapilheira.

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.