DIVERSIDADE DA MESOFAUNA DE SOLO EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA

Como Citar

Lima, A. A. de, Lima, W. L. de, & Berbara, R. L. L. (2006). DIVERSIDADE DA MESOFAUNA DE SOLO EM SISTEMAS DE PRODUÇÃO AGROECOLÓGICA. Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6090

Resumo

A biota do solo é uma componente fundamental dos ecossistemas, naturais ou perturbados, atuando como reguladora da taxa de decomposição da matéria orgânica e na ciclagem de nutrientes (JENKISON et al, 1981). Desta forma, este componente influencia o crescimento das plantas. O objetivo do presente trabalho foi avaliar a diversidade da mesofauna em três áreas submetidas a diferentes manejos no final da estação chuvosa de dois anos subseqüentes (1998/1999) no Sistema Integrado de Produção Agroecológica (SIPA) em Seropédica- RJ. As áreas foram consórcio entre amendoim rasteiro e maracujá, mandioca e capoeira. Os artrópodos foram coletados dos funis extratores tipo Berlese-Tullgren e acondicionados em solução 0,4g/L de ácido acetilsalicílico. Os valores obtidos nas coletas de 1998 indicaram maior diversidade e equitabilidade na capoeira o que indica melhor resiliência, propiciando a ocorrência de grupos raros. Observou-se maior dominância (menor equitabilidade) de algumas ordens e de população na área com mandioca, decorrente uma provável perturbação no solo. Para as coletas de maio de 1999 os resultados confirmam a forte influência do manejo sobre algumas ordens de artrópodes, ocorrendo similaridade referente à diversidade, nas áreas estudadas, com ligeiro decréscimo na densidade na capoeira. Palavras-chaves: Artrópodes, Agricultura Orgânica, Manejo do Solo.

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.