PESQUISA PARTICIPATIVA EM REDE DE REFERÊNCIA
PDF

Como Citar

Reichert, L. J., & Gomes, J. C. C. (2006). PESQUISA PARTICIPATIVA EM REDE DE REFERÊNCIA. Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6073

Resumo

O projeto RS Rural Pesquisa Contratada da Embrapa Clima Temperado, vem sendo desenvolvido na região de Pelotas junto aos municípios de Pelotas, Canguçu, São Lourenço do Sul, São José do Norte, Rio Grande e Morro Redondo. O projeto conta com o apoio das instituições públicas – Fepagro-Sul, Emater e Irga e sete Organizações não- governamentais – Capa, Unaic, Coopal, Coopar, ArpaSul, MPA e Cooperativa Sul Ecológica, que colaboraram na elaboração do projeto com o título “Geração e adaptação de tecnologias para os sistemas de produção e ações integradas para o desenvolvimento sustentável da Agricultura Familiar na Região Sul do RS”. O projeto está em sintonia com as ações de combate à pobreza, oferecendo alternativas geradoras de renda e voltado ao manejo e conservação de recursos naturais. Estas ações estão sendo desenvolvidas através de cinco subprojetos, sendo um deles formado por um conjunto de unidades agrícolas interligadas entre si compondo a “Rede de Referência”. O objetivo desta ação é estudar os pontos de estrangulamento e determinar meios adequados e eficazes de transferência de tecnologias compatíveis com as necessidades dos agricultores. Neste trabalho são apresentados um resumo dos trabalhos em andamento no projeto e como está constituída a rede de referência. Palavras-chave: agroecologia, agricultura familiar e desenvolvimento sustentável.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.