MÉTODOS PARA AVALIAÇÃO DE DANOS E POPULAÇÕES DE PULGÕES EM CULTIVOS AGROECOLÓGICOS.
PDF

Como Citar

Wanderley, P. A., Medeiros, M. B., Silveira, L., Wanderley, M. J. A., & Martins, L. P. (2006). MÉTODOS PARA AVALIAÇÃO DE DANOS E POPULAÇÕES DE PULGÕES EM CULTIVOS AGROECOLÓGICOS. Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6059

Resumo

Em cultivos orgânicos de erva-doce a avaliação dos danos e das populações de pulgões é extremamente necessária. Esse trabalho objetivou testar um novo método indireto para avaliar os danos e o tamanho das populações do pulgão Hyadaphis foeniculi utilizando-se esmagamento e coloração com iodo de umbelas atacadas, além do uso de quadrados subdivididos para avaliar o tamanho das populações. Os métodos se mostraram eficientes e acessíveis, permitindo concluir que os maiores danos são caracterizados por manchas claras sobre papel de filtro, enquanto que manchas escuras sobre o papel revelam menores danos dos pulgões sobre as umbelas de ervadoce. O método dos quadrados subdivididos mostrou-se eficiente permitindo mais facilidade e rapidez na avaliação do tamanho das populações.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.