HORTA ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA PARA UMA VIDA SAUDÁVEL Educação ambiental na Escola Estadual João Mosmann/Parobé/RS.
PDF

Como Citar

Fetter, S. I., Müller, J., & Silva, M. C. (2006). HORTA ESCOLAR: TEORIA E PRÁTICA PARA UMA VIDA SAUDÁVEL Educação ambiental na Escola Estadual João Mosmann/Parobé/RS. Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6057

Resumo

O presente trabalho relata a experiência desenvolvida em uma escola pública, onde os alunos desenvolvem atividades visando cultivo de hortaliças para o uso na merenda escolar. Como forma de aproveitamentos dos resíduos orgânicos gerados, também produziram uma composteira, onde através da criação de minhocas desenvolvem a capacidade para trabalho em equipe, espirito cooperativo e responsabilidade pelos atos realizados, ampliando a consciência da importância das ações individuais e coletivas. Cada professor envolvido no projeto colaborou com algum material, desde as sementes até a construção de um canteiro misto e plantio em potes ou caixas de leite. Foram confeccionadas composteiras em tonéis visando o aproveitamento em pequena escala dos resíduos orgânicos. A horta escolar foi um passo para gerar vários temas integrados, como higiene, respeito e cooperação, alimentação alternativa, entre outros. O presente trabalho deverá ter prosseguimento para que mais alunos possam vivenciar a experiência cooperativada, utilizando nas atividades da horta técnicas alternativas de adubação e recuperação de solos. PALAVRAS–CHAVE: horta escolar, adubação orgânica, educação ambiental, transversalidade.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.