DESEMPENHO DA SOJA NUM SOLO DE BAIXA FERTILIDADE NA REGIÃO CENTRO/NORTE DE MATO GROSSO DO SUL, SUBMETIDA A MANEJO ORGÂNICO
PDF

Como Citar

Padovan, M. P., Almeida, D. L. de, Guerra, J. G. M., Ribeiro, R. de L. D., Fehelauer, T. J., & Ohlweiler, A. (2006). DESEMPENHO DA SOJA NUM SOLO DE BAIXA FERTILIDADE NA REGIÃO CENTRO/NORTE DE MATO GROSSO DO SUL, SUBMETIDA A MANEJO ORGÂNICO. Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6032

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido no ano agrícola de 1999/2000, num Neossolo Quartzarênico, na Estação Agroecológica do IDATERRA, localizada em Bandeirantes-MS, envolvendo treze cultivares de soja, com o objetivo de avaliar o seu potencial para fins de adubação verde e produção de grãos, submetidas a manejo orgânico. Utilizou-se o delineamento experimental de blocos casualizados, com três repetições. Foram identificadas cultivares que acumulam precocemente elevadas quantidades de massa e satisfatórios rendimentos de grãos, apresentando-se como promissoras para cultivos destinados à adubação verde e/ou produção de grãos, especialmente aos agricultores familiares em sistemas de produção diversificados. Palavras-chave: Acumulação de massa, rendimento de grãos, agricultura orgânica, agricultura familiar.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.