CARACTERIZAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DE UMA UNIDADE DEMONSTRATIVA EM SISTEMA AGROFLORESTAL DE ALTA DIVERSIDADE EM ALEGRE-ES
PDF

Como Citar

Nascimento, A. O., Costalonga, S. R., Rodrigues, P. E. F., & Oliveira, P. C. (2006). CARACTERIZAÇÃO DA IMPLANTAÇÃO DE UMA UNIDADE DEMONSTRATIVA EM SISTEMA AGROFLORESTAL DE ALTA DIVERSIDADE EM ALEGRE-ES. Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6013

Resumo

Os sistemas agroflorestais (SAF’s) são uma alternativa de produção sustentável adaptável à agricultura familiar, gerando renda e conservando os recursos naturais. O presente trabalho, objetiva caracterizar a implantação de uma unidade demonstrativa em SAF, para ser utilizada em processos de capacitação e extensão agroflorestal na região de Alegre–ES. O sistema foi implantado em um cafezal sombreado por Cordia alliodora localizado no Horto Florestal de Alegre, que devido a falta de manejo, tornou-se improdutivo. Foi realizado um desbaste de forma localizada e controlada, objetivando criar um mosaico de sucessão na área. Foram introduzidas espécies de ciclo curto, médio e longo, adaptadas às condições edafo-climáticas da região. O sistema foi estabelecido com 46 espécies, sendo cinco do consorcio agroflorestal original e 10 da regeneração natural . PALAVRAS-CHAVE: Agricultura familiar, modelo analógico, perturbação intermediária.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.