PERCEPÇÕES DOS CONSUMIDORES QUANTO AOS PRODUTOS ORGÂNICOS EM LA PAMPA, ARGENTINA
PDF

Como Citar

Thorton, R., Iglesias, D., De Hegedüs, P., Viglizzo, E., D´adam, H., Vela, H., & Petry, C. (2006). PERCEPÇÕES DOS CONSUMIDORES QUANTO AOS PRODUTOS ORGÂNICOS EM LA PAMPA, ARGENTINA. Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/6005

Resumo

Na Argentina e La Pampa em particular, existem poucos estudos sobre marketing agroecológico. O objetivo desta pesquisa foi realizar um estudo exploratório sobre a percepção do consumidor pampeano em relação aos alimentos ecológicos. O trabalho realizado não permite inferir conclusões definitivas, mas observa-se que o consumidor não conhece, ou não tem totalmente claro o que é um produto “ecológico”. Os consumidores se mostram interessados na compra de alimentos ecológicos, desde que estes custem o mesmo preço dos alimentos não ecológicos nos supermercados onde realizam suas compras. Finalmente abre-se uma perspectiva prometedora para vincular o marketing agro-ecológico a um sistema de “Educação Ambiental” a fim de informar e educar o consumidor, ou seja, convertê-lo em um “delegado de informação” confiável. A ambigüidade do termo “orgânico” é um obstáculo a ser removido. E o sistema de Educação Ambiental deverá apresentar um enfoque de trabalho sistêmico (soft systems), procurando a interdisciplinaridade e a participação de todos os atores implicados, tanto os formais (educação que precede a universitária) como os não formais (extensão). Palavras Chaves: Alimentos Ecológicos, marketing agro-ecológico, percepção do consumidor, “delegado de informação”, educação ambiental, enfoque sistêmico.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.