TRABALHOS COM HORTAS ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE DIONÍSIO CERQUEIRA, SC
PDF

Como Citar

Tonini, F., & Tecchio, A. (2006). TRABALHOS COM HORTAS ESCOLARES NO MUNICÍPIO DE DIONÍSIO CERQUEIRA, SC. Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/5995

Resumo

O espaço Horta Escolar pode ser utilizado como meio didático para fixação dos conteúdos no ensino fundamental. Com esta finalidade, a equipe técnica da Secretaria Municipal da Agricultura de Dionísio Cerqueira, Santa Catarina, trabalhou nos anos de 2002 e 2003 o Espaço Horta Escolar, nos meios urbano e rural. As escolas do município são organizadas em núcleos. O trabalho com hortas escolares no município pretendeu conciliar o discurso ecológico com a prática de proteção e conservação do solo, aumento da biodiversidade e utilização da Horta Escolar como espaço didático. As atividades foram desenvolvidas em três núcleos escolares. Participaram estudantes de 3ª e 4ª séries primárias, professores e funcionários das escolas. As escolas estão trabalhando Horta Escolar no ensino de diversos conteúdos, principalmente matemática e ciências. Percebe-se que o ambiente horta é compreendido como um local onde, além de ser possível produzir alimentos e visualizar fenômenos, é um espaço adequado para o exercício de reflexões sobre o significado de nossas ações sobre o meio ambiente. Além disso, a nova tecnologia propiciou o aumento na produção de, aproximadamente 50% algumas hortaliças para merenda escolar de cada núcleo. PALAVRAS-CHAVES: Horta Escolar; Espaço Didático; Ambiente Horta e Educação Ambiental.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.