CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO EDÁFICA EM SISTEMAS ORGÂNICOS
PDF

Como Citar

Quadros, V. J. de, Antoniolli, Z. I., Casali, C., Denega, G., Benedetti, E., Lasta, E., & Weber, M. (2006). CARACTERIZAÇÃO DA POPULAÇÃO EDÁFICA EM SISTEMAS ORGÂNICOS. Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/5989

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo avaliar a ação dos fertilizantes solúveis em sistema de cultivo de batata, soja, feijão e milho através de parâmetros biológicos. O trabalho foi realizado na área experimental do Departamento de Solos da Universidade Federal de Santa Maria/RS. O experimento constitui-se de três tratamentos: orgânico, químico, integrado. Este modelo aplicou-se as quatro culturas estudadas. O manejo das culturas utilizou-se a recomendação para agricultura orgânica, de acordo com as culturas e estádio de desenvolvimento. Os resultados de mesofauna demonstraram menor abundância para a cultura de soja em todos os tratamentos. Os índices de Simpson e Shannon demonstram que nas culturas de soja e milho o sistema orgânico obteve a maior diversidade e o convencional a menor. Na cultura do feijão a maior diversidade ocorreu no convencional e a menor no sistema orgânico. Na cultura de batata a maior diversidade foi no sistema integrado e menor no convencional. A população de nematóides nas culturas de soja, feijão e milho não foi influenciada pelo efeito de tratamento, entretanto na cultura de batata no sistema convencional e integrado obteve maior população. Os gêneros de nematóides presentes foram Meloidogyne, Thylenchus, Xiphinema, vida livre e outros. A maior predominânciafoi do gênero Meloidogyne.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são da autoria, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.