AGROECOLOGIA: ASPECTOS RELACIONADOS À PECUÁRIA ORGÂNICA
PDF

Como Citar

Medeiros, Índia C. L. S. de, Silva, C. D. da, Braga, D. B. de O., de Aquino, A. M., & Lima, C. A. R. de. (2006). AGROECOLOGIA: ASPECTOS RELACIONADOS À PECUÁRIA ORGÂNICA. Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/5980

Resumo

Palavras-chave: avicultura orgânica, agroecologia, desenvolvimento sustentável RESUMO O objetivo deste trabalho foi acompanhar as práticas alternativas de manejo de aves na “Fazendinha Agroecológica”/SIPA da EMBRAPA/Agrobiologia e no Instituto de Zootecnia da UFRRJ. O plantel da “Fazendinha” era constituído por 96 aves da marca Isa Brown, apresentando cerca de 52 semanas de idade, com uma postura média de 80%. Já na UFRRJ foram acompanhadas 80 aves da raça Rhodes Island Red, com 20 semanas de idade, apresentando uma postura média de 70%. Em relação à área de pastejo as aves da “Fazendinha” e da UFRRJ vinham sendo manejadas num sistema rotativo. Com este trabalho demonstrou-se que é possível colocar em prática e desenvolver o pensamento agroecológico, que engloba toda uma estrutura econômica, social, ambiental e cultural num sistema integrativo e conservador do meio ambiente, que proporciona conseqüentemente um aumento na qualidade de vida.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são da autoria, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.