Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a amplitude de adaptação de variedades de soja para cultivos como adubo verde. O delineamento adotado foi o de blocos ao acaso com quatro repetições, onde foram avaliadas as seguintes variedades: Celeste, Campo Grande, Surubi, Mandi, Lambari e Taquari, com plantio realizado na mesma época (01/12/1999). As cultivares Celeste e Taquari se destacaram frente as demais cultivares avaliadas, visto a elevada acumulação de nutrientes e biomassa na parte aérea, mostrado-se eficiente na ciclagem de nutrientes. A elevada acumulação de biomassa sob manejo orgânico pela cultivar Celeste, associada à precocidade revelada (81 dias) e elevadas taxas de FBN, credencia a cultura da soja como uma alternativa para utilização como adubo verde, mostrando-se mais eficiente que diversas leguminosas hoje empregada como adubo verde. Palavras chave: manejo orgânico, acumulação de massa e nutrientes.Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.