AVALIAÇÃO PONDERADA DE IMPACTO AMBIENTAL (APOIA-NOVORURAL) em estabelecimentos com horticultura orgânica e convencional
PDF

Como Citar

Valarini, P. J., Rodrigues, I., Rodrigues, G. S., & Campanhola, C. (2006). AVALIAÇÃO PONDERADA DE IMPACTO AMBIENTAL (APOIA-NOVORURAL) em estabelecimentos com horticultura orgânica e convencional. Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/5973

Resumo

Uma avaliação da performance ambiental da horticultura orgânica e da horticultura convencional foi procedida neste estudo com o sistema de Avaliação Ponderada de Impacto Ambiental de atividades do Novo Rural (APOIA-NovoRural). Este sistema consiste de um conjunto de planilhas eletrônicas que integram sessenta e dois indicadores da performance ambiental da atividade, no âmbito de um estabelecimento rural, agrupados em cinco dimensões: Ecologia da Paisagem, Qualidade dos Compartimentos Ambientais (atmosfera, água e solo), Valores Socioculturais, Valores Econômicos e Gestão e Administração, proporcionando uma medida objetiva da contribuição da atividade rural. Os resultados da aplicação do sistema APOIA-NovoRural indicam que o manejo orgânico apresentou melhor performance ambiental que o manejo convencional, ao melhorar o índice de impacto da dimensão ecologia da paisagem em 19%, a conservação dos recursos naturais (especialmente a qualidade da água em 13%), e as condições de gestão do estabelecimento em 74%. A avaliação comparativa dessas formas de manejo hortícola permitiu evidenciar os principais pontos críticos a serem corrigidos por formas alternativas de manejo, no sentido de ampliar as vantagens que estas atividades podem trazer, em termos da contribuição para o desenvolvimento local sustentável. Palavras chaves: Avaliação de Impacto Ambiental, APOIA-NovoRural, horticultura orgânica, horticultura convencional, indicadores e sustentabilidade.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são da autoria, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.