AVALIAÇÃO PONDERADA DE IMPACTO AMBIENTAL EM ESTABELECIMENTOS COM AGROTURISMO

Como Citar

Ramos Filho, L. O., Rodrigues, I., Brombal, J. C., Rodrigues, G. S., & Campanhola, C. (2006). AVALIAÇÃO PONDERADA DE IMPACTO AMBIENTAL EM ESTABELECIMENTOS COM AGROTURISMO. Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/5968

Resumo

A avaliação de impacto ambiental do agroturismo objetivou a verificação da performance ambiental da atividade, utilizando o método APOIA-NovoRural, em dez estabelecimentos rurais da região de Itu, no interior do Estado de São Paulo. O método integra as dimensões ecológicas, sociais e econômicas, inclusive aquelas relativas à gestão e administração, proporcionando uma medida objetiva e abrangente da contribuição da atividade rural para o desenvolvimento local sustentável. O agroturismo, nos estabelecimentos estudados, apresentou favoráveis desempenho econômico e indicadores relativos à conservação da qualidade da água, demandando atenção nos aspectos de recuperação dos habitats naturais e da paisagem, assim como melhorias na gestão e administração. O resultado obtido com esta abordagem permite evidenciar os principais pontos críticos a serem corrigidos por formas alternativas de manejo, no sentido de ampliar as vantagens que este tipo de atividade pode trazer em termos da contribuição para o desenvolvimento sustentável Palavras chaves: Agroturismo, Avaliação de Impacto Ambiental, APOIA-NovoRural, indicadores e sustentabilidade.

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.