MONITORAMENTO DA QUALIDADE DE SOLO HIDROMÓRFICO ATRAVÉS DE INDICADORES BIOLÓGICOS. DESENVOLVIMENTO DE PROTOCOLO
PDF

Como Citar

Silva, J. C. da, Souza, R. M. de, Fontanela, E., Prates, E. D., & Lima, A. C. R. de. (2006). MONITORAMENTO DA QUALIDADE DE SOLO HIDROMÓRFICO ATRAVÉS DE INDICADORES BIOLÓGICOS. DESENVOLVIMENTO DE PROTOCOLO. Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/5956

Resumo

Este trabalho trata de desenvolver um protocolo de monitoramento da qualidade do solo, através de indicadores biológicos (abundância relativa de minhocas), de fácil entendimento e interpretação por produtores rurais. Foram realizadas amostragens em quatro períodos em 20ha de pastagem de campo nativo melhorado da planície costeira do RS. A coleta de quatro amostras permitiu determinar, com confiabilidade, a densidade populacional de minhocas. Não foi determinada a existência de correlação da população de minhocas com o teor de matéria orgânica do solo. Palavras-chave: minhocas, indicadores, protocolo, sustentabilidade, qualidade do solo.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.