REFLEXOES TEÓRICAS SOBRE A RELAÇÃO HOMEM E NATUREZA
PDF

Como Citar

Chavez, F. A., & Oliveira, V. L. de. (2006). REFLEXOES TEÓRICAS SOBRE A RELAÇÃO HOMEM E NATUREZA. Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/5952

Resumo

As várias correntes de pensamento que defendem posições em torno da relação natureza e sociedade passaram por várias transformações ao longo do tempo. Ainda é possível encontrar defensores dos extremos: os que propõem uma natureza intocada e aqueles que vêem a natureza como um “almoxarifado” a serviço da humanidade. De uma concepção a outra, se conformam muitos matizes e verifica-se com maior sedimentação a presença de posições intermediarias ou híbridas, incorporando idéias de ambos pólos para tentar constituir uma proposta conseqüente com a realidade atual. Compreender, a partir de uma revisão bibliográfica, as visões históricas predominantes sobre esta relação e promover análises em torno deste tema são os objetivos deste artigo. Palavras chaves: natureza, homem, antropocentrismo, ecocentrismo.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.