DO NÃO-TRANSGÊNICO VOLTADO PARA O MERCADO EXTERNO AO ORGÂNICO VOLTADO PARA O MERCADO REGIONAL: A TRAJETÓRIA NÃO LINEAR DO PROGRAMA DE PRODUÇÃO ORGÂNICA DA COOPERATIVA AGROPECUÁRIA ALTO URUGUAI (COTRIMAIO)
PDF

Como Citar

Kreutz, I. J., & Schmidt, W. (2006). DO NÃO-TRANSGÊNICO VOLTADO PARA O MERCADO EXTERNO AO ORGÂNICO VOLTADO PARA O MERCADO REGIONAL: A TRAJETÓRIA NÃO LINEAR DO PROGRAMA DE PRODUÇÃO ORGÂNICA DA COOPERATIVA AGROPECUÁRIA ALTO URUGUAI (COTRIMAIO). Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/5948

Resumo

Este trabalho procura indicar a necessidade de superar interpretações lineares e visões deterministas na análise de programas de conversão à agricultura orgânica. A partir do programa da Cotrimaio, que tem início pela produção de soja não transgênica voltada para um nicho de mercado externo e evolui para uma diversificação voltada para mercados regionais, aponta-se a complexidade desses processos. Trabalhando-se o contexto e recuperando-se a gênese e a evolução do referido programa, aponta-se para a importância da percepção do processo de conversão à agricultura orgânica como uma construção social. PLAVRAS-CHAVE: Agricultura familiar, agricultura orgânica, Soja, programas de conversão, cooperativa.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.