A AGROINDÚSTRIA RURAL ARTESANAL DOS DERIVADOS DO LEITE: REGIÃO DO MÉDIO ALTO URUGUAI, RS
PDF

Como Citar

Vidal, L. R., & Miorin, V. M. F. (2006). A AGROINDÚSTRIA RURAL ARTESANAL DOS DERIVADOS DO LEITE: REGIÃO DO MÉDIO ALTO URUGUAI, RS. Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/5937

Resumo

O trabalho aborda a identificação da Agroindústria Rural Artesanal dos Derivados do Leite, na Região do Médio Alto Uruguai. A presente pesquisa objetivou a identificação da diversificação e a classificação dos processos tecnológicos utilizados na transformação da matéria-prima e na formação dos derivados do leite, junto às unidades de agricultura familiar da referida Região. A realização da pesquisa está dividida em etapas: a primeira Etapa constou do aprofundamento dos conceitos e definições da terminologia que está sendo tratada, e da abordagem Sistêmica, como: processos tecnológicos na produção rural, a agroindústria do leite, o processamento artesanal nas unidades de produção familiar, desenvolvimento rural, trabalho rural e metodologia sistêmica. A segunda Etapa aborda o desenvolvimento metodológico do trabalho e a adoção do procedimento sistêmico, trata do reconhecimento da área de estudo, da realização do instrumento de investigação e da coleta das informações, através do trabalho de campo junto aos produtores familiares da Região. A seguir nesta Etapa ocorreu a operacionalização das informações e a aplicação de estatísticas que permitem a composição, a ordenação e a análise das informações necessárias ao cumprimento dos objetivos da pesquisa. A Região possui grande diversidade em relação aos produtos transformados bem como de seu mercado consumidor, destacando-se a presença da transformação artesanal que responde por 50% dos produtos elaborados. Embora significativo estes valores ocorre a ausência de maior incentivos ao setor da transformação nas unidades familiares, como também de intensificação dos procedimentos de agregação de valor ao produto, o qual, em si, representa uma importante fonte de renda para a família rural. PALAVRAS-CHAVES: Derivados do leite; Agroindústria artesanal; Agricultura familiar.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.