REFLEXOS DA AGRICULTURA NOS RECURSOS HÍDRICOS

Como Citar

Oliveira, T. M. de, Cossich, E. S., Tavares, C. R., Arroyo, P. A., Peruço, J. A., Santos, M. L. de, & Filho, E. E. de S. (2006). REFLEXOS DA AGRICULTURA NOS RECURSOS HÍDRICOS. Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/5932

Resumo

O presente trabalho pretende avaliar as perdas dos macronutrientes, como nitrogênio e fósforo, que ocorrem por lixiviação e erosão no ribeirão Morangueira. Por meio da análise das margens do rio analisado, percebeu-se a implementação de cultura intensiva, com altas taxas de movimentação do solo, o que provoca a degradação do solo, com reflexos na qualidade ambiental da área, como a poluição dos recursos hídricos. Pela observação dos dados experimentais, pode-se salientar a necessidade de um maior cuidado no manejo da terra e na preservação de mananciais e micro bacias, pois, ao longo dos anos, o solo fica cada vez mais empobrecido e sua recuperação é difícil e onerosa. Palavras-chave: macronutrientes, qualidade da água, agricultura, fertilizantes.

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.