CARACTERIZAÇÃO DA AGROINDÚSTRIA PRESENTE NO TERMINAL DE COMERCIALIZAÇÃO DO PROJETO ESPERANÇA EMSANTA MARIA, RS
PDF

Como Citar

Alves, F. D., & Miorin, V. M. F. (2006). CARACTERIZAÇÃO DA AGROINDÚSTRIA PRESENTE NO TERMINAL DE COMERCIALIZAÇÃO DO PROJETO ESPERANÇA EMSANTA MARIA, RS. Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/5927

Resumo

O trabalho refere-se a análise dos aspectos da agroindústria presente no Terminal de Comercialização do Projeto Esperança, no município de Santa Maria, buscando identificar os produtores familiares das zonas rurais de Santa Maria e região, a variedade de produção e o reconhecimento das tecnologias e dos procedimentos adotados na transformação destes produtos ao agregar-lhes valor para colocação a venda. O trabalho tem como objetivo, também, a necessidade em se determinar a presença de agrotóxicos nos procedimentos dos produtores rurais. A investigação durante o desenvolvimento do projeto, o qual segue a metodologia sistêmica, teve como procedimentos: (1) visitas ao Terminal de Comercialização para conhecer os produtores, o local, os produtos ofertados e estabelecer com eles um diálogo inicial; (2) elaboração de um instrumento de pesquisa de campo; (3) visitas aos produtores e entrevistas realizadas, durante o meses de julho e agosto procurando contatar todos os produtores comerciantes. A seguir os procedimentos do trabalho ocorreram no laboratório e constou de: (4) tabulação das respostas obtidas nas entrevistas; (5) elaboração da Matriz de Dados de Campo; (6) aplicação de técnicas geoestatísticas com o uso do StatSoft, (Systemas Analysis Statistics), para quantificar as informações obtidas e elaborar as estatísticas necessárias na identificação desejada; (7) a análise dos dados processada tornou possíveis as respostas sobre o reconhecimento das tecnologias adotadas no processo de transformação da produção existente no Terminal de Comercialização. Além disso, o StatSoft permitiu identificar as mercadorias de maior aceitação. Palavras-chaves: Produção familiar; Agregação de valor; Terminal de Comercialização.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.