ASPECTOS ECONÔMICOS E SOCIOAMBIENTAIS DO MANEJO AGROECOLÓGICO DO QUILOMBO DE IVAPORUNDUVA, VALE DO RIBEIRA, SÃO PAULO
PDF

Como Citar

Pedroso, F. G., & Silva, A. M. da. (2006). ASPECTOS ECONÔMICOS E SOCIOAMBIENTAIS DO MANEJO AGROECOLÓGICO DO QUILOMBO DE IVAPORUNDUVA, VALE DO RIBEIRA, SÃO PAULO. Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/5926

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar, sob o ponto de vista econômico e socioambiental, os resultados parciais decorrentes de numa série de ações e iniciativas voltadas à conservação ambiental, desenvolvimento econômico e melhoria da qualidade de vida no Quilombo de Ivaporunduva, no Vale do Ribeira (SP), realizadas através de uma parceria3 entre o Instituto Socioambiental e a Associação Quilombo de Ivaporunduva. Os resultados obtidos até o momento indicam favoravelmente a viabilidade e necessidade de multiplicação de iniciativas semelhantes em outras comunidades quilombolas da região. Além disso, espera-se contribuir com referências relevantes para a elaboração e implementação de políticas públicas e programas regionais de desenvolvimento, capazes de promover a sustentabilidade social, econômica e ambiental da região. Palavras-chave: Mata Atlântica; Vale do Ribeira; quilombo; conservação; uso sustentável; recursos naturais; banana; palmito juçara; artesanato.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.