Resumo
O manejo do solo durante o processo de transição de sistemas convencionais para sistemas orgânicos de produção representa uma lacuna de pesquisa. O objetivo deste estudo foi avaliar o potencial de sistemas de cultura sob plantio direto para aumento da ciclagem de nutrientes e carbono em um sistema orgânico na Serra do Sudeste-RS. O sistema aveia+ervilhaca+nabo forrageiro/rotação de verão (Rot) apresentou maior potencial para a reciclagem de macronutrientes comparado ao sistema aveia/Rot, enquanto que o potencial para a ciclagem e adição de carbono dos sistemas decresceu na ordem aveia/Rot>aveia+ervilhaca+nabo forrageiro/Rot>azevém/milho em preparo convencional (sistema de referência), indicando que é possível identificar sistemas que propiciem a melhoria da qualidade do solo e aumentem o potencial de produtividade de agroecossistemas na região do estudo. Palavras-chave: Sustentabilidade; sistemas de cultura; seqüestro de carbono.Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.