ANÁLISE PRELIMINAR DA ARANEOFAUNA DE POMARES DE LARANJA VALÊNCIA ASSOCIADOS À COOPERATIVA DOS CITRICULTORES ECOLÓGICOS DO VALE DO CAÍ (ECOCITRUS), RIO GRANDE DO SUL, BRASIL.
PDF

Como Citar

Barbosa, M. S., Ott, A. P., & Ott, R. (2006). ANÁLISE PRELIMINAR DA ARANEOFAUNA DE POMARES DE LARANJA VALÊNCIA ASSOCIADOS À COOPERATIVA DOS CITRICULTORES ECOLÓGICOS DO VALE DO CAÍ (ECOCITRUS), RIO GRANDE DO SUL, BRASIL. Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/5910

Resumo

Estudou-se as aranhas presentes em dois pomares de laranja Valência associados à Cooperativa dos Citricultores Ecológicos do Vale do Caí (ECOCITRUS) no município de Montenegro, RS no período de fevereiro a maio de 2003. Realizaram-se até o presente momento sete coletas quinzenais utilizando-se uma rede-de-varredura de secção circular de 38 cm de diâmetro. Foram coletadas um total de 563 aranhas pertencentes à 15 famílias: Anyphaenidae, Araneidae, Clubionidae, Corinnidae, Heteropodidae, Linyphiidae, Lycosidae, Miturgidae, Oxyopidae, Pisauridae, Salticidae, Tetragnathidae, Theridiidae, Thomisidae e uma não determinada. A araneofauna presente nos pomares de laranja Valência mostrou-se similar quanto aos grupos dominantes (Thomisidae, Araneidae, Anyphaenidae e Miturgidae) com diferença apenas nas famílias consideradas eudominantes: Oxyopidae e Salticidae, respectivamente nos pomares 1 e 2. Palavras-chave: Araneae, Citrus sinensis, Controle Biológico, Agroecossistemas.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.