FLUTUAÇÃO POPULACIONAL DE PHYLLOCNISITIS CITRELLA STAINTON, 1856 (LEPIDOPTERA, GRACILLARIIDAE) EM POMAR ORGÂNICO COM APLICAÇÕES DE BT.
PDF

Como Citar

Greve, C., & Redaelli, L. R. (2006). FLUTUAÇÃO POPULACIONAL DE PHYLLOCNISITIS CITRELLA STAINTON, 1856 (LEPIDOPTERA, GRACILLARIIDAE) EM POMAR ORGÂNICO COM APLICAÇÕES DE BT. Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/5907

Resumo

A dinâmica populacional de Phyllocnistis citrella foi estudada no período entre 10/06/02 e 07/07/03, em um pomar orgânico de laranja doce (Citrus sinensis L. Osbeck var. Valência), localizado no Centro de Formação de EMATER, no município de Montenegro (29° 68’S e 51° 46’W), RS, e cujo controle de insetos é feito com Bacillus thuringiensis. Foram realizadas amostragens quinzenais, quando eram avaliados: a quantidade de brotos por árvore, tamanho dos brotos coletados, número de minas e mortalidade das larvas. Três aplicações de Bt 0,1% foram feitas durante o período de amostragem. Confeccionaram-se gráficos da flutuação populacional e da mortalidade relacionadas aos fluxos de brotação e a variação de tamanho do broto. O coeficiente de determinação para flutuação da população e tamanho do broto foi 0,69. Não foi observada influência do Bt sobre a variação do tamanho populacional de P. citrella. PALAVRAS-CHAVE: Phyllocnistis citrella, laranja doce, cultivo orgânico, Bacillus thuringiensis.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.