OCORRÊNCIA DE FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES E COLONIZAÇÃO RADICULAR EM CULTIVOS DE CITROS SOB MANEJO CONVENCIONAL E ORGÂNICO.
PDF

Como Citar

Focchi, S. S., Dal Soglio, F. K., Carrenho, R., & Souza, P. V. D. de. (2006). OCORRÊNCIA DE FUNGOS MICORRÍZICOS ARBUSCULARES E COLONIZAÇÃO RADICULAR EM CULTIVOS DE CITROS SOB MANEJO CONVENCIONAL E ORGÂNICO. Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/5892

Resumo

Os Fungos Micorrízicos Arbusculares (FMA) desempenham papel fundamental para a manutenção da produtividade e saúde dos vegetais. Portanto, o manejo adequado da associação micorrízica pode reduzir a utilização de fertilizantes e pesticidas químicos, chave para a produção sustentável. Com o objetivo de verificar o impacto de duas formas de manejo, convencional e orgânica, sobre esta associação, realizou-se um levantamento em pomares e viveiros de citros localizados em duas regiões pertencentes ao município de Montenegro/RS. Foram realizadas coletas de raízes e solo adjacente as raízes, nos meses de março e agosto de 2002, para avaliar as comunidades de FMA, a colonização radicular no citros e as características químicas do solo. Como resultado, observou-se que os sistemas produtivos, orgânico e convencional, apresentaram comunidades de FMA semelhantes, e as estruturas dos FMA mais afetadas pelos manejos foram as vesículas e os arbúsculos. Palavras-chave: citros, comunidades de FMA, colonização micorrízica.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são da autoria, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.