ESTUDO DE ALTERNATIVAS PARA O CONTROLE DE MOSCAS-DAS-FRUTAS POR MEIO DE PROCESSOS PARTICIPATIVOS DE PESQUISA

Como Citar

Silva, F. F., Dal Soglio, F. K., Redaelli, L. R., & Santos, J. A. dos. (2006). ESTUDO DE ALTERNATIVAS PARA O CONTROLE DE MOSCAS-DAS-FRUTAS POR MEIO DE PROCESSOS PARTICIPATIVOS DE PESQUISA. Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/5882

Resumo

Com o objetivo de implementar um projeto de pesquisa que integrasse produtores, pesquisadores e técnicos, foi elaborado um projeto no modelo da pesquisa participativa visando o manejo da mosca-das-frutas em pomares de citros. Foram realizadas reuniões com agricultores, técnicos e pesquisadores a fim de se estabelecer as diretrizes, alvo de estudo e alternativas a serem avaliadas. A espécie cítrica selecionada foi a laranja var. Céu e as alternativas de controle para as moscas-das-frutas foram: aplicação do soro de leite, calda sulfocálcica, empapelamento e testemunha. O empapelamento foi a alternativa de melhor resultado na minimização de danos provocados pelo inseto. Palavras-chave: pesquisa participativa, Anastrepha sp., transição agroecológica, citros.

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.