AGROECOLOGIA E ÁGUA

Como Citar

Pes, J. H. F. (2006). AGROECOLOGIA E ÁGUA. Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/5881

Resumo

Após atender as necessidades de uso para os seres humanos, o uso mais importante da água é na agricultura. Dados sobre o consumo mundial de água indicam que a agricultura consome 69% do total. O incremento na demanda por alimentos associado à limitação da disponibilidade de água e à sustentabilidade dos sistemas de exploração agrícola é um dos principais desafios para a presente geração que luta contra a pobreza em países em desenvolvimento. No entanto, para manter uma produção suficiente sem aplicar insumos químicos, nem utilizar as quantidades de energia atuais, preservando as águas, é necessário adaptar a agricultura para otimizar o emprego de recursos disponíveis. Em particular são essenciais a diversidade de cultivos, próprio da agricultura familiar, e um alto grau de recirculação de nutrientes orgânicos, próprio da agroecologia. A produção agroecológica familiar tem condições de produzir alimentos respeitando a natureza, principalmente, as águas. Palavras-chave: agricultura, água, agroecologia, sustentabilidade.

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.