PAPEL DA FIXAÇÃO BIOLÓGICA DE NITROGÊNIO EM UM SISTEMA DE PRODUÇÃO DE BERINJELA SOB MANEJO ORGÂNICO

Como Citar

Castro, C. M. de, Alves, B. J. R., Almeida, D. L. de, & Ribeiro, R. de L. D. (2006). PAPEL DA FIXAÇÃO BIOLÓGICA DE NITROGÊNIO EM UM SISTEMA DE PRODUÇÃO DE BERINJELA SOB MANEJO ORGÂNICO. Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/5876

Resumo

O objetivo desse trabalho foi avaliar o uso de leguminosas em pré-cultivo e consorciadas, em sistemas orgânicos de produção da cultura da berinjela. Utilizou-se a técnica de abundância natural de 15N para avaliar a contribuição da FBN para as leguminosas e o efeito da adubação verde sobre a cultura da berinjela. A contribuição da FBN variou de 48 a 67 kg N ha-1, para os tratamentos de pré-cultivo, e de 8 a 68 kg N ha-1, nos tratamentos de consórcio. A transferência de N dos adubos verdes para a berinjela foi verificada ao longo do desenvolvimento da cultura, porém não foi possível quantificá-la através da técnica empregada para os consórcios. Ambos os sistemas de adubação verde mostraram-se promissores para o fornecimento de N através da FBN para a cultura da berinjela, especialmente quando se utilizou crotalária em pré-cultivo e caupi no sistema consorciado. Palavras-chave: Abundância natural de 15N; Adubação verde; Solanun melongena L.

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.