AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE RESTAURAÇÃO DE PAISAGEM DO PONTAL DO PARANAPANEMA: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR.
PDF

Como Citar

Rodello, C. M., Cullen Jr, L., Beltrame, T. P., Lima, J. F., & Borges, H. (2006). AVALIAÇÃO DOS PROGRAMAS DE RESTAURAÇÃO DE PAISAGEM DO PONTAL DO PARANAPANEMA: UMA ABORDAGEM MULTIDISCIPLINAR. Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/5864

Resumo

O presente estudo teve como objetivo propor um método de avaliação para projetos de conservação baseados em comunidades, lançando mão de uma metodologia multidisciplinar que permitiu avaliar o envolvimento comunitário neste processo, usando como indicador de sucesso a redução em porcentagem das ameaças potenciais à biodiversidade do local onde se realizou o estudo de caso. O trabalho tomou como base dois projetos desenvolvidos pelo Instituto de Pesquisas Ecológicas (IPE), implantados na região do Pontal do Paranapanema, extremo oeste do Estado de São Paulo. Foram obtidos resultados satisfatórios, concluindo-se que este método responde bem, mesmo fornecendo um indicador indireto de biodiversidade. PALAVRAS CHAVE: Projetos Integrados de Conservação e Desenvolvimento; avaliação e monitoramento; envolvimento comunitário; Pontal do Paranapanema.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.