A IMPORTÂNCIA DOS PARASITÓIDES NO CONTROLE NATURAL DAS COCHONILHAS
PDF

Como Citar

Mezzomo, J. B., Putz, C. E., Wolff, V. R. S., Silva, D. C., Silva, L. N., Bertoldo, N. G., & Caetano, W. (2006). A IMPORTÂNCIA DOS PARASITÓIDES NO CONTROLE NATURAL DAS COCHONILHAS. Revista Brasileira De Agroecologia, 1(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/5851

Resumo

Verificou-se a presença de insetos parasitóides de cochonilhas, em um pomar cítrico com manejo ecológico, em Montenegro /RS, nos anos de 2001-2002. Foram identificadas dez espécies de cochonilhas (Hemiptera, Diaspididae) e obtidas nove morfo-espécies de microhimenópteros (Hymenoptera, Chalcidoidea). Em todas as espécies de cochonilhas observou-se a presença de parasitóides indicando ser um dos fatores importantes no controle da população destes insetos potencialmente pragas. Palavras-chave: microhimenópteros, Diaspididae, Citrus.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.