Resumo
A agricultura convencional faz emergir discussões acerca de assuntos como o uso abusivo de agroquímicos, monoculturas, herbicidas, fungicidas e insumos químicos sintéticos, que trazem crescentes impactos à agricultura. Uma opção que propõe a sustentabilidade rural é a agroecologia. O presente trabalho teve como objetivo compreender a identificação do agricultor familiar com o sistema de produção agroecológico do assentamento Boa Esperança, município de João Ramalho, no Estado de São Paulo. Para tanto, a pesquisa apropriou-se da narrativa, a partir de entrevistas semiestruturadas com 11 agricultores familiares que estão em transição agroecológica, destacando-se suas motivações, expectativas e dificuldades encontradas no sistema de produção agroecológica, além de outros fatores como comercialização, políticas públicas, assistência técnica,padrões de consumo e aquisição de tecnologias que influenciam na tomada de decisão. Essa pesquisa trouxe evidências da importância da agroecologia como uma ciência capaz de propor práticas sustentáveis no ambiente rural, e identificou a essência do agricultor/a com base em suas narrativas.
Referências
BRANDENBURG, A. Movimento agroecológico: trajetória, contradições e perspectivas. Desenvolvimento e meio ambiente, v. 6, n. 6. jul./dez. 2002. p. 11-28. P. 95.
BRANDENBURG, A.; RUCINSKI, J. Consumidores de alimentos orgânicos em Curitiba. In: I Encontro da Associação Nacional de Pós Graduação e Pesquisa em Ambiente e Sociedade. 2002, Indaiatuba, SP: Anais...Indaiatuba. Disponível em: <http://www.anppas.org.br>. Acesso em 8 de maio de 2018.
CAPORAL, F. R; COSTABEBER, J. A. Agroecologia: enfoque científico e estratégico. Agroecologia e desenvolvimento rural sustentável, v. 3, n. 2, 2002. p. 13-16.
CAPORAL, F.R.; COSTABEBER, J.A. Agroecologia e Extensão Rural: Contribuições para a promoção do Desenvolvimento Rural Sustentável. Brasília, MDA/SAF, 2004. 166p.
CAMPANHOLA, C.; VALARINI, P. J. A agricultura orgânica e seu potencial para o pequeno agricultor. Cadernos de Ciência & Tecnologia, v. 18, n. 3, 2001. p. 69-101.
COSTA, M.B.B. Agroecologia no Brasil: história, princípios e práticas. São Paulo: Expressão popular, 2017. p. 141.
FLICK, U. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. São Paulo: Penso, 2012. p. 251.
JACOB, L. B. Agroecologia e Universidade: entre vozes e silenciamentos. Piracicaba: Tese (Doutorado). - Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, Universidade de São Paulo, Piracicaba, 2011.
MARTINEZ, C. Os paradoxos do consumo: Um estudo sobre os jovens católicos da Zona Sul do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Coppead/UFRJ, 2002. 122 f. Dissertação (Mestrado). Centro de ciências jurídicas e econômicas - Instituto de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2002.
MARTINS, T. Herbicida Paraquat: conceitos, modo de ação e doenças relacionadas. Semina: Ciências Biológicas e da Saúde, v. 34, n. 2, 2013. p. 175-186.
SANTOS, R. F. Rupturas e continuidades do sistema de Produção Agroecológica Integrado e Sustentável-PAIS em Macaíba, RN. 2014. 95f. Dissertação (MESTRADO EM DESENVOLVIMENTO E MEIO AMBIENTE) - Centro de Biociências, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2014.
SCHMITT C.J. Transição Agroecológica e desenvolvimento rural: um olhar a partir da experiência brasileira. In: SAUER S.; BALESTRO M. V.(org.). Agroecologia e os desafios da transição agroecológica. 2 ed. São Paulo: Expressão Popular, 2013. p. 178-179.
TCHAYANOV, A.V., "Teoria dos sistemas económicos não capitalistas (1924)" (com apresentação de M. Villaverde Cabral), Análise Social, nº 46, 1976, p. 477-502.
WANDERLEY, M. N. B.. Em busca da modernidade social: uma homenagem a Alexander Chayanov. IN: FERREIRA, A. D. e BRANDENBURG, A. Para pensar outra agricultura. Curitiba: Editora da UFPR, 1998.

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Copyright (c) 2021 Cristina Vicente dos Reis Fernandes, Angelica Gois Morales, Ana Elisa Bressan Smith Lourenzani