ASSIMILAÇÃO DE INOVAÇÕES TÉCNICAS DE CULTIVO SEM QUEIMA EM SISTEMA DE PRODUÇÃO FAMILIAR NA PERIFERIA DA AMAZÔNIA ORIENTAL
PDF

Como Citar

Matos, F. F. de, Martins, P. F. da S., & Silva, L. M. S. (2019). ASSIMILAÇÃO DE INOVAÇÕES TÉCNICAS DE CULTIVO SEM QUEIMA EM SISTEMA DE PRODUÇÃO FAMILIAR NA PERIFERIA DA AMAZÔNIA ORIENTAL. Revista Brasileira De Agroecologia, 14(1), 7. https://doi.org/10.33240/rba.v14i1.22904

Resumo

A nota sistematiza uma análise dos processos de adaptação, adoção e domínio de inovações técnicas de base agroecológica em estabelecimentos agrícolas familiares localizados na periferia da Amazônia Oriental. Enfatiza as inovações técnicas empregadas no processo produtivo das culturas anuais essenciais à alimentação dos agricultores em associação com a preservação do babaçual. A unidade de análise é o estabelecimento familiar com ênfase nas parcelas de roça queimada e roça sem queimada. A aceitação ou rejeição integral ou parcial das inovações técnicas depende de diversos fatores, mas aquelas que estão ligados à roça sem queima, por provocarem mudanças mais profundas no sistema de produção, são as de mais difícil assimilação.

https://doi.org/10.33240/rba.v14i1.22904
PDF

Referências

BARROS, A. J. P.; LEHFELD, N. A. S. Projeto de pesquisa: propostas metodológicas. 2ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 1990. 102p.
EHLERS, E. Agricultura sustentável: origem e perspectivas de um novo paradigma. 2ª ed. Guaíba: Agropecuária, 1999. 157p.
FREITAS, A. C. R. Crise ecológica e mudança técnica da agricultura camponesa de derruba e queima da Amazônia Oriental. 2004. 170p. Tese (Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido) - Universidade Federal do Pará, Belém, 2004.
LEFORT. J. Inovações tecnológicas e experimentação no meio rural. Brasília – DF: DAS/CIRAD/CPAC/EMBRAPA., 1990. 12p. Traduzido por J. L. DUBOIS.
QUIVY, R.; CAMPENHOUDT, L. V. Manual de investigação em ciências sociais. 2ª ed. Lisboa: Gradiva, 1998. 282p. Tradução de J. M. Marque; M. A. Mendes; M. Carvalho.

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.

Métricas

Carregando Métricas ...