VIVÊNCIAS, SABERES E EXPERIÊNCIAS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO AGROECOLÓGICO
PDF

Palavras-chave

sistematização, fortalecimento, re/construção

Como Citar

Viana de Carvalho, G. E., Brandão, C. M., Muniz, R. A., Rocha, A. E., & Fontenele Pacheco, F. P. (2018). VIVÊNCIAS, SABERES E EXPERIÊNCIAS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO AGROECOLÓGICO. Revista Brasileira De Agroecologia, 13(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/22460

Resumo

O presente trabalho apresentou a sistematização do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA), do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), campus Monte Castelo, localizado em São Luís. De 2013 a 2017 foram desenvolvidas atividades de pesquisa, ensino e extensão que contribuíram para a promoção da agroecologia no campo e na academia. Com seus membros agricultores, estudantes, docentes e técnicos foram realizadas trocas de experiências entre o saber local e o científico, em que as conversas, oficinas, intercâmbios e as práticas contribuíram para o fortalecimento dos princípios da agroecologia, além de incentivar a busca de conhecimentos por meio de um processo de ensino-aprendizagem participativo. O NEA tornou-se referência em agroecologia para o IFMA. Atualmente, estudantes e docentes já conhecem a agroecologia e buscam constantemente o aperfeiçoamento de seus conhecimentos. Nas comunidades a defesa da agroecologia com a implantação de sistemas agroecológicos, empoderamento feminino e a troca de saberes tornou-se mais frequente e enfatizada. Portanto, o NEA é um instrumento que vivencia a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.