Resumo
Este trabalho coletivo contou a trajetória de luta, resistência e resiliência que os membros do Núcleo de Estudos em Agroecologia (NEA) Trilhas, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Bahia, percorreram para conquistar o espaço do Núcleo, o que significa mais do que um “espaço geográfico” de passagem, mas, sobretudo, um espaço de vida de todos os que participam do Núcleo. Nele se dá a construção do que somos e queremos ser, e é por onde construímos o conhecimento em agroecologia baseado na indissociabilidade do ensino, pesquisa e extensão. É nele que ensinamos e aprendemos uns com os outros, como mestres de todos nós; em que pensamos e redesenhamos os agroecossistemas como experimentadores curiosos, bem como aprendemos a comunicar nossos achados, relacionando-os com os princípios da agroecologia, na labuta do dia a dia e ressignificando cada processo vivido. Essa experiência envolve a construção e a defesa da Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), realizada de forma dialógica e humanizada. Contar sobre a conquista do Núcleo, como espaço pedagógico, de pesquisa, ensino e extensão, é contar, também, sobre fragmentos importantes na história da ATER na Bahia.Referências
BRASIL. MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO AGRÁRIO MDA. Territórios da Cidadania. 2008. Disponível em:
<http://www.mda.gov.br/sitemda/sites/sitemda/files/ceazinepdf/3638408.pdf>. Acesso em: 19 ago. 2017.
DUBEUX, A. M.; MEDEIROS, A. J. de S. A construção de conhecimentos em agroecologia no Semiárido brasileiro:
interculturalidade e diálogo. In: MEDEIROS, A. J. de S.; DUBEUX, A. M.; AGUIAR, M. V. de A. Agroecologia na
convivência com o semiárido: experiências vividas, sentidas e aprendidas. Recife, Pe: Edição dos Organizadores,
2015. Cap. 1. p. 23-52.
REVISTA PACTO. Salvador: Edição da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola - Ebda, v. 1, n. 1, dez. 2012.
Edição única. 46p.
FALKEMBACH, E. M. F. Sistematização: Juntando cacos, construindo vitrais. In: FUMAGALLI, D.; SANTOS, J. M. P.
dos; BASUALDO, M. E. O que é sistematização: Uma pergunta diversas respostas. São Paulo: Garage Digital., 2000.p. 14-27.
FREIRE, P.; GUIMARÃES, S. Aprendendo com a própria história. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2001. 160 p.
IMBERT, F. Para uma práxis pedagógica. Brasília: Plano, 2003. 155 p.
JARA, O. Sistematización. San José, Costa Rica: Centro de Estudios y Publicaciones Alforja, 2004.
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