Poderá a Agroecologia responder aos cinco axiomas da sustentabilidade?
PDF

Palavras-chave

Agroecologia
Sustentabilidade
Axiomas da Sustentabilidade

Como Citar

Caporal, F. R. (2016). Poderá a Agroecologia responder aos cinco axiomas da sustentabilidade?. Revista Brasileira De Agroecologia, 11(4). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/20668

Resumo

O artigo trata de colocar à luz do debate agroecológico um tema relevante, ou seja, a possibilidade de através da adoção das bases técnicas, metodológicas, epistemológicas e políticas da Agroecologia dar respostas aos cinco axiomas de Heinberg, mencionados neste texto, e que tratam sobre a possibilidade de se buscar sustentabilidade nos sistemas socioeconômicos. O conteúdo procura fazer uma trajetória didática, primeiro fazendo uma breve contextualização do lugar de onde nasce a ideia do tema, ou seja, um conjunto de problemas socioambientais, passando por uma abordagem teórico-conceitual da Agroecologia, que possa dar sustentação ao argumento central do autor, isto e, a Agroecologia é o único caminho para a construção de agriculturas e novas formas de desenvolvimento rural mais sustentáveis. A partir daí, são introduzidos e discutidos os cinco axiomas para, na sequência, ainda que de forma bastante resumida, dado o tamanho do espaço, trata-se sobre como a adoção dos princípios da Agroecologia poderia dar respostas ao quebra-cabeças que nasce dos cinco axiomas.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.