Resumo
O artigo apresenta o itinerário metodológico e os resultados de uma pesquisa participativa realizada na comunidade de Irapuá, município de Novas Russas-CE, com dois sistemas de criação tradicional de galinhas (de Dona Salu e de Dona Socorro), por um período de 24 meses. A metodologia dá ênfase ao monitoramento participativo como um instrumento-chave para a aprendizagem. Os principais resultados são: i) Sistema de Dona Salu – na geração de renda, apresentou uma receita líquida mensal média em todo o período de R$ 52,00. Na segurança alimentar, o consumo médio anual de ovos pela família foi de 489,5 unidades, o consumo per capita anual foi de 163 unidades (média nacional de 168,72 unidades per capita, em 2013). ii) Sistema de Dona Socorro - na geração de renda apresentou uma receita líquida mensal média em todo o período de R$ 145,00. Na segurança alimentar, o consumo médio anual de ovos pela família foi de 248,5 unidades, o consumo per capita anual foi de 83 unidades.Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.
Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.