Avaliação do processo de transição agroecológica em propriedades rurais em sistema orgânico de produção no norte do Mato Grosso.
PDF

Palavras-chave

agroecologia
produção orgânica
indicadores de sustentabilidade

Como Citar

Feistauer, D., Lovato, P. E., Machado da Rosa, A. C., & Siminski, A. (2017). Avaliação do processo de transição agroecológica em propriedades rurais em sistema orgânico de produção no norte do Mato Grosso. Revista Brasileira De Agroecologia, 12(1). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/20453

Resumo

O trabalho analisa o processo de transição agroecológica em propriedades rurais conduzidas em sistemas orgânico e convencional de produção. A partir de parâmetros técnicos pré-definidos as propriedades foram enquadradas em níveis de transição agroecológica. Analisaram-se dez propriedades rurais de agricultores familiares conduzidas em sistema orgânico de produção (SPO), localizadas no território Portal da Amazônia, região norte do Estado do Mato Grosso. Como comparação, a metodologia foi aplicada em propriedades rurais adjacentes, consideradas típicas na região e que não utilizam o SPO, sendo conduzidas em sistemas de produção convencional (SPC). O trabalho permitiu analisar de maneira abrangente os principais parâmetros técnicos nas propriedades. O nível de transição agroecológica no SPO atingiu o valor de 52 em uma escala de 0 a 93, superior ao observado no SPC. O método proposto permitiu um melhor entendimento das etapas do processo de transição agroecológica.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.