Alterações no ecossistema pastoril causadas pelo manejo agroecológico em pastagem de Brachiaria decumbens
PDF

Palavras-chave

carbono orgânico
ecossistema pastoril
pastagem

Como Citar

Ramos, C. E. C. de O., Leal, T. T. B., Leite, L. C., Conceição, C. P., & Souza, W. B. de. (2015). Alterações no ecossistema pastoril causadas pelo manejo agroecológico em pastagem de Brachiaria decumbens. Revista Brasileira De Agroecologia, 9(3). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/15750

Resumo

Objetivou-se com esse trabalho avaliar em pastagem de Brachiaria decumbens o efeito positivo da inclusão de matéria orgânica no solo quanto à produção, estrutura da forragem e fixação de carbono no solo. Os tratamentos utilizados foram: esterco ovino; cobertura vegetal; composto orgânico + esterco ovino e o tratamento testemunha. Realizaram-se medições de carbono orgânico do solo, análises químicas e avaliação da estrutura do dossel. O delineamento utilizado foi DIC com arranjo fatorial 2x4 (quatro tratamentos, dois períodos) e 3x4 (quatro tratamentos, três períodos) para estrutura do dossel e carbono no solo, respectivamente. Houve um incremento linear (P<0,05; R2 0,97) da concentração de C orgânico no solo ao longo do período experimental. Conclui-se que a inclusão de matéria orgânica, dentro de um manejo agroecológico de pastagens afetou positivamente as características do dossel, bem como aumentando o C no solo.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.