Estudo comparativo da comercialização de hortaliças orgânicas e convencionais em Manaus, Amazonas
PDF

Palavras-chave

Produtos orgânicos
mercado orgânico
comércio agrícola

Como Citar

Andrade Santiago, O. M., & Oliveira Gentil, D. F. (2015). Estudo comparativo da comercialização de hortaliças orgânicas e convencionais em Manaus, Amazonas. Revista Brasileira De Agroecologia, 9(3). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/15668

Resumo

O objetivo desse trabalho foi comparar a comercialização de hortaliças orgânicas e convencionais em Manaus, Amazonas. No levantamento das informações foram adotadas as técnicas de pesquisa de aplicação de formulários e de observação não estruturada, sendo os dados sistematizados e submetidos à análise estatística descritiva. Desse modo, foi verificado que as hortaliças orgânicas foram provenientes diretamente das unidades produtivas, sendo as folhosas as mais encontradas nos pontos de comercialização. Apesar da maior diversidade, a quantidade ofertada de hortaliças orgânicas foi inferior ao da feira convencional, e com preços geralmente superiores. Os consumidores da feira de orgânicos possuem grau de instrução e renda mensal superiores aos da feira convencional. Os consumidores de hortaliças orgânicas estão em busca de alimentos livres de substâncias químicas, dando mais ênfase às questões de saúde do que às questões ambientais. Contudo, a falta de conhecimento sobre o que são produtos orgânicos demonstrada entre os consumidores em geral, evidenciou a necessidade de trabalho educativo sobre esses produtos.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.