Influência das fases lunares no desenvolvimento das culturas de rúcula (Eruca sativa Hill) e rabanete (Raphanus sativus L.)
PDF

Palavras-chave

isoporização
lua
massa verde
tubérculo
vegetativo

Como Citar

Menin, L. F., Rambo, J. R., Frasson, D. B., Pereira, T. A. X., & Santi, A. (2015). Influência das fases lunares no desenvolvimento das culturas de rúcula (Eruca sativa Hill) e rabanete (Raphanus sativus L.). Revista Brasileira De Agroecologia, 9(3). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/15494

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o desenvolvimento das culturas da rúcula e do rabanete em função da semeadura em diferentes fases, baseado no Ritmo Sinódico da Lua (quarto crescente, cheia, minguante e nova). Este experimento foi conduzido na Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT) Campus Universitário de Tangará da Serra. O delineamento experimental utilizado foi de blocos casualizados (DBC), com parcelas de 1,0 x 1,5 m, sendo quatro tratamentos (fases do ciclo lunar) por cultura, com 5 repetições. Cada tratamento foi semeado na sua respectiva fase da lua. As variáveis analisados para rúcula foram número, largura e comprimento de folhas (cm), massa verde e massa seca (g). Para o rabanete avaliou-se o peso (g), massa verde das folhas (g), diâmetro vertical e horizontal (cm) dos tubérculos, porcentagem de tubérculos isoporizados e rachados. Verificou-se que a rúcula na fase da lua crescente teve influencia significativa no número e largura de folhas, no entanto as fases lunares não foram significativas quanto ao desenvolvimento de massa verde da cultura. Para o rabanete a fase lunar crescente teve maior influência significativa pra todas as variáveis analisadas.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.