Eficiência do extrato pirolenhoso sob diferentes concentrações para o controle da Spodoptera frugiperda (J.E. Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae)
PDF

Palavras-chave

lagarta-do-cartucho-do-milho
biologia
bioinseticida

Como Citar

Trindade, R. C. P., Palmeira, L. de H., sousa, R. da S., Costa, A. P. de A., & Amorim, E. P. da R. (2015). Eficiência do extrato pirolenhoso sob diferentes concentrações para o controle da Spodoptera frugiperda (J.E. Smith, 1797) (Lepidoptera: Noctuidae). Revista Brasileira De Agroecologia, 9(3). Recuperado de https://revistas.aba-agroecologia.org.br/rbagroecologia/article/view/15449

Resumo

Objetivou-se neste trabalho estudar a ação do extrato pirolenhoso (EPL) sobre Spodoptera fungiperda. Foram utilizadas lagartas recém-eclodidas nos tratamentos com 0, 2, 4 e 6 % do EPL, com 20 repetições. Pedaços de folha de milho foram imersas nos tratamentos por 30 segundos, colocados sobre papel toalha para secagem e acondicionados em placas de Petri revestidas com papel de filtro umedecido. As avaliações da biologia foram realizadas de 2 em 2 dias, alternando com folhas de milho sem extrato. Com relação à duração larval e pupal, o efeito das concentrações do EPL pode ser representado pela equação: Y= -1.01x + 17.95 e y = -0,94x + 7,97, respectivamente. Observou-se que quanto maior a dose do EPL menor foi a viabilidade larval, pois a testemunha obteve 84,5 % das lagartas que conseguiram completar sua fase e no tratamento a 6 % apenas 38 %. Observou-se através da análise de variância, que houve diferença significativa onde o acréscimo das concentrações do EPL, promoveu uma diminuição no ciclo de vida do inseto e em todas as variáveis estudadas, o que comprova a eficácia deste produto em resposta aos ataques promovidos pela espécie S. frugiperda na cultura de milho.
PDF

Aviso de Copyright
Os direitos autorais para artigos publicados nesta revista são dos autores, com direitos de primeira publicação para a revista.

Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de distribuição gratuita, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais com licenciada através da CC BY-NC-SA.